Sejam Bem-Vindos!!!!!!!

Visite Sempre nosso Blog e Deixe seu recado!!! Contatos: semed.melhoreducacao.castanhal@gmail.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Olimpíadas de Matemática

As Escolas Públicas da educação básica têm prazo até 3 de junho para fazer a inscrição na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Algumas escolas municipais inscreveram-se no site www.obm.or.br, mas, o correto seria ter feito a inscrição no site: www.obmep.org.br.  As inscrições feitas no outro site foram cancelas, portanto as escolas abaixo relacionadas devem refazer sua inscrição no site correto:
1. Ana Paula dos Santos e Santos
2. Ernestina Martins das Neve3s
3. Francisco Espinheiro Gomes
4. Georgina Rocha Nascimento
5. Graziela Gabriel.
6. Irene Rodrigues Titan
7. José Henrique
8. José Monteiro Maia
9. Luis Vieira Vale
10. Madre Maria Viganó
11. Maria de Nazaré G. Torres
12. Maria Inês da Costa
13. Monsenhor José Maria do Lago
14. Maria da Encarnação
15. Roberto Remigi
16. Thiago Guedes de Oliveira
17. Francisco Gomes Sampaio.

Palestra: Bullying nas Escolas

No dia 17.06 às 16 horas, haverá uma palestra sobre "Bullying nas Escolas" com o Drº Vanderley de Oliveira, Juiz de Direito. Esta palestra será dirigida aos Assessores Técnicos da SEMED, Diretores e Coordenadores das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Castanhal.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sarau - Varal de Poesia

               A Sala de Leitura da EMEF Manoel Pinto de Souza do turno da tarde, convida a todos à participarem do Sarau: "Varal de Poesia" organizado pelo Prof. Elcimar Júnior e com participação dos alunos do referente turno.
Programação:
  • Abertura: "Provérbios Africanos";
  • Recital: "Quadrilha (Carlos Drummond)";
  • Releitura de "Canção do Exílio" (Gonçalves Dias);
  • Literatura de Cordel: "Nas asas da Leitura"
  • English Moment: "Conversation".

Data: 26 de maio de 2011
Horário: 16h
Local: própria escola

terça-feira, 24 de maio de 2011

Formação de Mediadores de Leitura






Nos dias 25, 26 e 27 de maio, na EMEF Antonio Marques estará acontecendo mais um curso de formação de mediadores de leitura do Projeto Vaga-Lume. O Horário será de 08 às 12h e de 14 às 17:30.

Capacitação da Educação Infantil

No dia 27 de Maio, na EMEF Maria da Encarnação estará acontecendo mais uma capacitação para professores das turmas de Educação Infantil dos Centros Infantis Municipais de Castanhal.
Tema: Inclusão
Local: EMEF Maria da Encarnação
Hora: 08 às 12h  e de 14 às 17:30h
Observação: Cada professor deverá participar da capacitação no seu respectivo horário de trabalho e os professores que têm jornada ampliada na educação infantil, deverão participar no turno da tarde.

Novo Centro de Ensino Infantil

No bairro  Fonte Boa, está sendo inaugurado mais um Centro Municipal de Ensino Infantil: Sonho de Criança!  De 20 a 25 de Maio as matrículas estarão  abertas para atender crianças de 4 e 5 anos que ainda não foram matriculados em nenhum centro infantil e crianças com necessidades educativas especiais que morem no bairro.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CONVITE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

        O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
        Este projeto é constituído através de uma ação interministerial, ou seja, entre (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) em parceria com UNESCO (Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas).
      Essa iniciativa tem como propósito reduzir a vulnerabilidade entre adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, a Aids (DST/Aids) e de contribuir para a promoção da saúde dessa importante parcela da população, visando com que os mesmos possam atuar como sujeitos transformadores de sua realidade.


DIA: 26/05/2011
LOCAL: EMEF MADRE MARIA VIGANÓ
HORÁRIO: 08H30 ÀS 16H

PROGRAMAÇÃO:
  • INÍCIO: 8:30;
  • SOLENIDADE DE ABERTURA;
  • COMPOSIÇÃO DA MESA;
  • PRONUNCIAMENTO DA MESA;
  • HOMENAGEM À ESCOLA ANFITRIÃ;
  • ATRAÇÃO CULTURAL;
  • PREMIAÇÃO PARA OS ALUNOS;
  • OFICINA PARA OS ALUNOS, PAIS E EDUCADORES;
  • INTERVALO PARA O ALMOÇO;
  • SOCIALIZAÇÃO DAS OFICINAS;
  • TÉRMINO ÀS 16:00.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

XXVIII JEC´S - Jogos Estudantis Castanhalenses

A Prefeitura Municipal de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, juntamente com a 8ª URE, estará realizando os XXVIII Jogos Estudantis Castanhalenses no período de 24 de Maio a 02 de Junho do ano corrente.
As modalidades disputadas (masculino e feminino) serão:
Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol e xadrez.
Haverá duas categorias para a disputa:
Categoria A: Alunos atletas com idade entre 12 a 14 anos completados no ano da competição.
Categoria B: Alunos atletas com idade entre 15 a 17 anos completados no ano da competição.
A abertura dos Jogos Estudantis Castanhalenses será no dia 24 de maio às 18h no Ginásio de Esportes Loyola Passarinho.

1ª Feira de Educação Física

Sob o tema: Conhecendo a Educação Física a Partir de Conceitos,
será realizada a 1ª Feira de Educação Física das Escolas
 Municipais de Castanhal.
Quando: 14 de Junho de 2011.
Hora da Abertura: 8h
Visitação aos estandes: 9h às 12h e de 14h às 18h.
Onde: EMEF Madre Maria Viganó.

"Agora sei que a Educação Física deverá
ocupar, nos programas escolares, o mesmo
lugar da formação intelectual"
Mahatma Ghandi

terça-feira, 17 de maio de 2011

Grupo Japim - Semana do Bebê

Outro momento de grande relevância para o Grupo Japim, Coordenado pela Equipe Arte-Pedagógica da SEMED foi a participação na Abertura da Semana do Bebê em Castanhal. Por meio do drama, foram ditas todas as palavras, foram calados todos os demais discursos, pois o soluço nas gargantas superou todo o entendimento, todas as emoções, toda consciência.  Respondendo ao compromisso de que todos devemos ter com a causa da "Semana do Bebê", a qual deve ser eterna!










Reunião com Coordenadores

Amanhã, às 08 horas no Auditório da EMEF Maria da Encarnação, acontecerá a reunião mensal dos coordenadores das Escolas Municipais de Castanhal. Você, coordenador, não pode deixar de participar!

Formação da Escola Ativa

Distrito de Castanhal/Terra Alta
 De 19 a 31 de maio, de 08 às 16 horas, acontecerá nos Laboratórios de Informática das Escolas São João Bosco e Latiff Jatene, mais uma formação da Escola Ativa para professores da zona rural que trabalham com esta metodologia.
Desta vez, a metodologia avançará no sentido de preparar os professores para trabalharem com recursos de mídia e informática.
Castanhal/Terra Alta

Distrito de Castelo Branco

Distrito de Iracema


Convite

terça-feira, 10 de maio de 2011

Abertura da Semana do Bebê

Hoje, no Plenário da Câmara Municipal de Castanhal foi realizada a Abertura da I Semana do Bebê de Castanhal com o objetivo de fortalecer ações que tragam melhorias de condições para a Infância e a Adolescência no município. O Evento contou com a presença das autoridades municipais, da Secretária de Saúde do Estado do Pará, Defensores Públicos, representantes do Ministério Público, Educadores, grande público da sociedade cívil e atores conhecidos nacionalmente.  A programação contou com a apresentação dos Atores da Rádio Margarida e dos atores mirins do Grupo Japim.




















Capacitação em LIBRAS para Professores da Educação Infantil

Professores Participantes
 Nos dias 28 e 29 de Abril os técnicos Josy Vitória de Macedo, Orlando Santana e Ângela Cristina Pereira da Equipe Sócio Psico-Pedagógica da SEMED,  ministraram um curso de Capacitação em LIBRAS para os professores das Turmas de Educação Infantil das Escolas Municipais de Castanhal. Parabenizamos ao professores que se dispuseram a melhor se preparar para atender alunos que necessitem usar a Língua Brasileira de Sinais e a incentivar colegas a se comunicarem com colegas surdos.
Equipe de LIBRAS da ESPP
Alongamento
Alongamento



Concentração

Professora Josy Vitória



Professor Orlando Santana