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terça-feira, 4 de maio de 2010

Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos em Castanhal




No Município de Castanhal a Educação de Jovens e Adultos resumia-se no programa Mobral, que “não só alfabetizava”, como estendia-se ao prosseguimento de estudos (educação integrada): Conclusão das primeiras séries do curso primário.
O ensino supletivo foi adotado a partir da 1ª e 2ª etapas, pois nesta época, o Estado era “quem” dispunha de professores qualificados para lecionar as disciplinas exigidas com a expansão dos cursos de “Estudos Adicionais”, para professores com apenas curso pedagógico, o município obteve um quadro de funcionários em condições de assumir a docência ao nível de 3ª etapa.
A necessidade de atender a grande clientela estudantil, na maioria adultos e adolescentes, trabalhadores aumenta consideravelmente limitados pelo compromisso de trabalho e sem condições de conciliar horário de estudo/emprego durante o dia, a clientela cresce, gerando a procura dos cursos noturnos.
Em conseqüência da iniciativa, as Escolas Estaduais se superlotaram e foi então que o Município decidiu assumir os cursos supletivos de 1ª a 4ª etapas, iniciando no ano letivo de 1989, sendo as Escolas pioneiras:
 Maria Encarnação em 1989 com 310 alunos e 1ª e 2ª etapas.
 Emília Gimenez em 1990 com 285 alunos
 Dr. José João em 1991 com 308 alunos e 1ª, 2ª, e 3ª etapas.
A experiência, segundo os entrevistados foi implantada em bairros diferentes e não atendidos pela rede Estadual. Em 1989 acontece o lº grau. As escolas Dr. José João, Maria da Encarnação e Emília Gimenez, foram o pólo da experiência, que se reverteu em grande sucesso! Hoje, temos no Município de Castanhal/Pa, 19 escolas atendendo a educação de jovens e adultos.
Posteriormente, 90% dos professores, com curso superior, passaram a dominar com facilidade as disciplinas do Currículo Especial.
Há que se ressaltar que os cursos supletivos em Castanhal sempre foram acompanhados por um Técnico de Supervisão qualificado e pela Secretaria Municipal de Educação, que jamais mediu esforços, para tornar essa iniciativa em uma realidade mais prazerosa, humana, plausível.
A EJA mudou o contexto social, a dimensão econômica, a dimensão política, a dimensão cultural. Um público homogêneo, do ponto de vista sócio-econômico, mas bastante heterogêneo do ponto de vista sócio-cultural.
Portanto, é inegável a importância política e pedagógica da proposta EJA na história da realidade Educacional Brasileira e do Município de Castanhal/Pa.

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