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terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lançamento do Caderno Pedagógico para Educação de Jovens e Adultos


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Implantado nos anos de 1999 e 2000, na Agrovila Bacabal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Gomes Sampaio, pela professora Perpetua Xavier, o programa Planeta Letrado – compromisso de todos, acabou entrando para a história da educação em Castanhal, conquistando reconhecimento nacional, e, mais recentemente, uma obra que também deve se tornar referência para todo o Brasil, trata-se do Caderno Pedagógico – 1ª Etapa.
O lançamento do caderno do Programa Planeta Letrado, aconteceu em meio a uma solenidade especial no auditório da Câmara Municipal de Castanhal, na noite da última sexta-feira (21) que teve a presença do prefeito Hélio Leite, do secretário municipal de educação José Lucas Neto, da ex-aluna EJA/GETI – Antonia Lucia da Silva, 74 anos, do professor de língua portuguesa Roberto Carlos Soares, da diretora da 8ª URE – Norma Coeli, da professora Perpetua Xavier, entre outras autoridades e personalidades castanhalenses.
O programa Planeta Letrado pertencente à Rede Municipal de Ensino, foi uma iniciativa tomada pela Prefeitura de Castanhal através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), que assumiu o compromisso com a sociedade de fundamentar em uma concepção de educação que busca a autonomia a partir do letramento. Essa política educacional desafia os professores que atuam na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) a ultrapassarem o ensino fragmentado em busca de resultados que tenham efetividade e qualidade.
O Caderno Pedagógico, fruto desse programa, foi elaborado pela equipe de estudos EJA, e tem por finalidade instrumentalizar professores e alunos (parceiros) na difícil tarefa de aprender a aprender, fazendo e convivendo. O objetivo é oferecer aos educadores/educandos da modalidade EJA, instrumentos que façam a relação entre planejamento e letramento escolar em práticas pedagógicas educativas, bem como metodologias diferenciadas de acordo com a realidade e dificuldade da demanda.
O lançamento do caderno foi comemorado pela equipe elaboradora. Para a professora Perpetua Xavier o momento foi de extrema emoção. "É o momento de concretizar a obra. Nós tínhamos um compromisso com o nosso alunado. Os conhecimentos compartilhados valeram a pena. Nos orgulhamos de participar de uma gestão participativa e democrática", afirmou.
A professora Perpétua, recebeu um certificado como autora e co-autora do caderno, como ela, todos os co-autores e colaboradores, membros da equipe elaboradora, também receberam seus certificados.
A professora Perpétua também entregou a Obra ao prefeito Hélio Leite, ao secretário de educação José Lucas, a professora Marcilene Bastos e ao aluno Luiz Bentes Monteiro. O próprio prefeito Hélio Leite repassou as mãos da senhora Márcio Melo, irmã do ex-secretário Luiz Paiva, uma placa em homenagem para destacar a sua valorosa contribuição para a concretização do caderno pedagógico.
O secretário Lucas Neto destacou o empenho da equipe da Semed dizendo: "A equipe da Semed é impressionantemente boa", referindo-se ao fato de todos juntarem esforços para concretizar o sonho que teve total empenho do ex-secretário Luiz Paiva. Ao final ele afirmou: "A obra é única no Brasil".
O prefeito reconheceu a luta da professora Perpetua Xavier dizendo que ela não se conteve em apenas lecionar e cumprir sua carga horária e que decidiu ir além buscando criar um projeto que ajudasse os outros. "Em Castanhal, no Pará, esse caderno fala das coisas da nossa região. Esse projeto vai sair daqui e pode ser um projeto para toda a nação brasileira", concluiu Hélio Leite. 

RETROSPECTIVA DO PROGRAMA LETRADO
Nos anos de 1999; 2000 foi implantado na Agrovila Bacabal, na EMEF Francisco Gomes Sampaio o projeto: A importância do ato de ler; a ideia era favorecer a leitura  e escrita compartilhada, ou seja, a compreensão leitora e a competência comunicativa;    trabalhávamos com temas direcionados a realidade do aluno EJA como: cultivo da mandioca, culinária, futebol e outros, diminuindo assim, a evasão e aumentando a aprovação.
Em 2001/2002 a Secretaria Municipal de Educação e Desporto – Gestão do professor Luiz Augusto Paiva de Oliveira, desenvolveu um Plano de Ação Integrado que não só reestruturou as ações administrativas, mas em especial, abriu espaço a um amplo estudo em torno dos documentos oficiais (LDB/PCN's) teóricos contemporâneos e clássicos, com a função principal de apoiar e implementar o Sistema Educacional da Rede Municipal de Ensino.
O Programa Planeta Letrado: Compromisso de Todos foi idealizado e estruturado após sondagem diagnóstica em 2003: "O olhar sem sentido"; "O sentido do Olhar", trabalho de tese (conclusão), Avaliação da Aprendizagem Escolar em EJA: Análise e propostas (Profa. Maria do Perpétuo Socorro Ramos Xavier). Quando propomos investigar, que práticas avaliativas eram desenvolvidas na EJA no cotidiano da Sala de Aula, tencionamos aprofundar a pesquisa acerca da realidade EJA: "O olhar" sobre o sentido das práticas avaliativas ao mesmo tempo e "sentido" desse olhar. Foram ouvidos: todos os diretores das 23 escolas que atendiam a modalidade; professores, alunos, coordenadores pedagógicos, inclusive as familiares a respeito das dificuldades referente a leitura e escrita dessa demanda, e, em 2004 a SEMED, na administração do Prof. Luiz Augusto Paiva de Oliveira, implantou na zona urbana e rural para 1.200 alunos, distribuídos nas 23 escolas (1ª e/ 2ª etapas), diminuindo assim a evasão e aumentando a aprovação e, em 2004 houve a adesão para as 3ª/ 4ª etapas de EJA atendendo uma clientela de  mais 4.000 alunos pertencentes a Rede Municipal de Ensino.
 Em 2005, Castanhal torna-se Modelo de Educação para o Brasil, concorrendo com 360 projetos sobre "letramento" em EJA e chegando para a final em 1º lugar representando a região norte e nordeste do país (parceria) Natura/ a Fundação Abrinq/ Crer pra ver/ UNESCO/MEC.
Em 2006 concorremos com 260 projetos: Políticas Públicas Educacionais no Brasil para EJA – Prêmio Cláudia, e ficando entre três melhores no País. Castanhal mais uma vez a nível nacional, mas o sonho não parava aí, pois a proposta tanto do trabalho de tese, como da SEMED, era a elaboração dos cadernos pedagógicos 1ª/2ª etapas, visto que a preocupação reside nos "novos olhares" em torno do processo ensino/ aprendizagem, a cidadania ativa, a relevância da modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e o saber contextualizado.
É interessante ressaltar, que vivenciando metodologias a partir do tema: Planeta Letrado: Compromisso de Todos – O universo EJA – Jovens, Adultos e Idosos constroem por meio da reflexão/ação dos intercâmbios culturais, os cadernos pedagógicos e proposta pedagógica curricular, que justificam o compromisso de formação de leitores, autores, atores da compreensão leitora e competência comunicativa que são elaborados a partir dos estudos sobre as dificuldades e descobertas de procedimentos metodológicos experimentados na sala de aula pelos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem em parceria.
Nessa perspectiva é que o Caderno Pedagógico, foi elaborado por uma equipe de estudos da EJA, que tem por finalidade principal instrumentalizar professores e alunos (parceiros) na difícil tarefa de aprender a aprender fazendo e convivendo. Fonte:http://www.castanhal.pa.gov.br/noticias.php?idnoticias=781

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