Dia 18.11, na EMEF Profª Emília Gimennez, nos turnos manhã e tarde, foi realizada a culminância do Projeto "Somos todos iguais" que tratou da conscientização da igualdade racial.
O Projeto foi elaborado pelas professoras Kátia Valéria, Azenilde Reis e Iracy Soares que trabalham na salas de leitura e informática da escola.
O principal objetivo foi valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes, propiciando ao aluno conhecimentos e informações sobre a importante contribuição sociocultural dos negros na sociedade brasileira.
A aluna Alana Freitas Barbosa de 12 anos, que cursa o 4º ano no turno da tarde na turma da Professora Maria Antonia Medeiros, criou um Rap com o título: Consciência Negra, os Escravizados, e cantou a música encantando a todos.
Letra da Música:
Os negros eram pessoas muito boas,
Não apelidavam pessoas, recebiam apelidos
De feijão, café e neguinho além do resto que tinha.
Na viagem para o Brasil eram transportados no porão de um navio
Misturando-se com o vômito causado pelo balanço do mar
A viagem durava sessenta dias
Muitos morriam
Eles eram tratados como animais
Coitados desses humanos.
Quando chegavam no Brasil
Eram escolhidos os melhores e vendidos,
Geralmente separavam pais e seus filhos.
Coitados desses humanos
Sofriam do racismo
Coitados desses humanos
Sofriam da escravidão
Autora: Allana Freitas Barbosa
As assessoras técnicas da SEMED - Castanhal, Danielly Ladislau e Florzinha Teixeira prestigiaram o evento que esteve muito bem organizado com a apresentação de danças, músicas, dramatizações, poesias, desfile de roupas, acessórios e penteados usados pelos afro-brasileiros.
Essa programação foi maravilhosa. Todos os envolvidos na realização desse projeto estão de parabéns.
ResponderExcluirBons tempos! Eu não imaginava que um trabalho de sala fosse ser promovido assim. Parabéns à escola! Eu sou a Allana.
ResponderExcluir