Uma realidade presente na Educação do Campo em Castanhal é que a Secretaria Municipal de Educação promove a ida de professores onde estão os alunos, ou seja, através da Prefeitura Municipal de Castanhal, a Secretaria disponibiliza transportes para os professores municipais e estaduais para que se desloquem da Sede do Município para várias agrovilas e, no retorno são deixados em suas casas, evitando assim que os alunos saiam de suas agrovilas para a zona urbana, estimulando desta forma que continuem seus estudos no turno noturno e possam trabalhar durante o dia, tendo a garantia que não necessitará se deslocar por um longo trajeto para assistirem suas aulas, garantindo assim o direito a frequentar a escola.
Esta iniciativa por parte da SEMED, tem colhido ótimos frutos e na vida da aluna Lucinete Santos da Silva, da Agrovila de Bacabal, tem obtido seguintes vantagens:
"Seria muito difícil o deslocamento dos alunos até Castanhal por que: Teríamos que sair mais cedo de casa, mas teríamos dificuldade por que trabalhamos durante o dia além de que seria muito cansativo. Além do mais, o ensino tem sido de ótima qualidade, próximo de nossas casas e é mais fácil deslocar 6 ou 8 professores por dia do que 100 alunos que durante o ano podem querer desistir da longa viagem de todos os dias".
A aluna Rosilene da Silva de 19 anos da 4ª etapa tem o seguinte depoimento: " As alunas que já tem família, podem ficar mais tranquilas em vir para a escola perto de casa. Eu mesma quero agradecer a oportunidade que a Prefeitura de Castanhal tem nos oferecido de concluir nosso ensino médio sem tanto sacrifício. Seria muito ruim sairmos da colônia para a cidade para estudar e ainda teríamos problemas com horário de trabalho".
Nenhum comentário:
Postar um comentário