Sejam Bem-Vindos!!!!!!!

Visite Sempre nosso Blog e Deixe seu recado!!! Contatos: semed.melhoreducacao.castanhal@gmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

Moral da História - Nasrudim sempre escolhe errado!

O Mullah Nasrudin é considerado o grande mestre do sufismo justamente por ter o perfil de um louco, embora sempre ensine - com sua pretensa loucura - os verdadeiros segredos da vida.
Eis uma de suas histórias:

Todos os dias, Nasrudin ia esmolar na feira e as pessoas adoravam vê-lo fazendo o papel de tolo, com o seguinte truque:
Mostravam a ele duas moedas, uma valendo 10 vezes mais que a outra.  Nasrudin sempre escolhia a menor. A história correu pelo condado. Dia após dia, grupos de homens e mulheres mostravam as duas moedas... e Nasrudin sempre ficava com o menor.
Até que apareceu um senhor generoso, cansado de ver Nasrudin sendo ridicularizado daquela maneira. Chamando-o a um canto da praça, disse:
__ Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a maior.  Assim terá mais dinheiro e não será considerado idiota pelos outros.
__ O senhor parece ter razão - repondeu Nasrudin.  Mas se eu escolher a moeda maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro para provar que sou mais idiota que elas.  O senhor não sabe quanto dinheiro já ganhei, usando truque.

Moral da história:
Muitas vezes, precisamos agir como se fôssemos tolos, deixando que pensem que não sabemos o que estamos fazendo.  A vida nos possibilita usar esse "truque" para que alcancemos nossos objetivos sem sermos interrompidos por pessoas que se sentem incomodadas com nossos méritos e se acham espertas demais para "permitir" que nos demos bem sem que nada façam para atrapalhar.

Dica:
Você é quem dita as regras!  Se você acredita em si mesmo e sabe o que quer, mesmo que as regras sociais, familiares ou de quem quer que seja lhe repitam que você está errado, continue o seu caminho.  Porque ninguém melhor do que nós mesmos para sabermos o que é certo para nós ou o que é loucura.  Mesmo porque, a loucura nem sempre é prejudicial... Os demasiadamente certos perdem grandes oportunidades de inovar!
Extraído de: Moral da história, volume 2 - Editora Escala - Págs. 8 e 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário