Jogos Africanos e Indígenas nas aulas de Educação Física:
Processos educativos nas relações Étnico-raciais.
Este trabalho pretende apresentar a utilização de jogos e brincadeiras de origem e/ou descendência africana e indígena em aulas de Educação Física e Jogos Recreativos como um instrumento facilitador na educação das relações étnico raciais no cotidiano escolar da Nossa escola participou da I FEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - TEMA “ Conhecendo a Educação Física a partir de Conceitos”. O evento aconteceu nas dependências da Escola Municipal Maria Viganó no dia 14 de junho de 2011.
APRESENTAMOS O SEGUINTE SUB-TEMA :
Jogos Africanos e Indígenas nas aulas de Educação Física:
Processos educativos nas relações Étnico-raciais.
Este trabalho pretende apresentar a utilização de jogos e brincadeiras de origem e/ou descendência africana e indígena em aulas de Educação Física e Jogos Recreativos como um instrumento facilitador na educação das relações étnico raciais no cotidiano escolar da ESCOLA MUNICIPAL NAZARÉ TORRES, bem como possibilitar auxílio ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica.
JOGOS E BRINCADEIRAS
Muitas das brincadeiras já são conhecidas pelas crianças ou conhecida com nomes diferentes, dependendo da região que aquela determinada brincadeira é usada. Por exemplo: Matacuzana, Mancala, são alguns jogos que possuem suas origens em países Africanos, já o Atletismo de 100 metros (rasos), cabo de guerra, corrida da Tora e Futebol de cabeça são de origem da Cultura Indígena ao qual são utilizadas e adaptadas no Currículo Escolar.
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